29 de junho de 2011

Google anuncia ambiciosa rede social com Google+

Por: likeanerd

O Google finalmente mostrou o secreto projeto Google+, a rede social que a maior companhia no setor de buscas on-line criou. Integrado com diversos serviços que a empresa já oferece, a rede social vai oferecer serviços de compartilhamento de fotografias, vídeos, links e a localização dos amigos.

Veja abaixo em detalhes os serviços que o Google+ vai oferecer.

“Circles+”

O foco da rede é compartilhar suas informações com diversos membros de seus grupos sociais. Por isso o Google utiliza o nome “Circles+”. Segundo informações do site Mashable, o foco do serviço será fazer o que redes como o Facebook e Twitter falharam: tornar as “listas de amigos” algo bastante utilizado.

O sistema HTML5 vai possibilitar aos usuários arrastarem seus amigos em diferentes níveis sociais – como amigos, famílias, colegas de sala, colegas de trabalhos e outros. A função de colocar e tirar amigos de diversos círculos será muito bem-feita e instigará usuários a sempre alterarem suas listas.

Fotos e Grupos de Chat em Vídeo

O Google criou uma seção específica para visualizar, gerenciar e editar seções multimídia. A abas de foto leva o usuário para todas as fotos que ele já compartilhou, ou seja, aquelas em que ele está “taggeado”. Ele terá editor de imagens, assim como os efeitos que o Instagram possui, e opções de privacidade.

A seção “Hangouts” é uma nova função do chat de vídeo em grupo, em que basta o usuário criar uma sala de chat para que seus amigos recebam uma notificação para participar. Através de testes internos realizados pelo Google, essa função funciona bem, já que seus amigos que estão on-line entram para o chat com maior facilidade, diferente de quando é convidada para uma sessão de chat.

O serviço também mostra quem está falando na hora, cortando a imagem principal e abandonando de vez aqueles quadradinhos que mostravam as duas pessoas ao mesmo tempo. O “Hangout” pode colocar no máximo até 10 usuários de uma vez em um chat.

Descobrindo Conteúdo pelo “Sparks”

Google+ Sparks permite oo usuário colecionar artigos, vídeos, fotos e qualquer outro tipo de conteúdo que possa ser relevante a um grupo de interesses. Por exemplo, a seção de “filmes” terá um monte de recomendações e conteúdos que se refiram a esse assunto.

O sistema é baseado em algoritmos e depende de informações de outros serviços do Google, assim como o conteúdo compartilhado através dos botões +1.

Tecnologia para smartphones

O Google vai lançar uma série de aplicativos para smartphones se integrarem ao Stream, Circles e Sparks, começando pelo sistema Android. Qualquer fotografia ou vídeo que você tirar no seu telefone através do Google+ será automaticamente transferido para o seu computador, pronto para ser compartilhado.