29 de setembro de 2012

Direto da banca: Turma da Mônica Jovem #50

Por: likeanerd

Finalmente o Casamento do Século está disponível para todos os leitores, e com certeza deve ter atraído muitos curiosos para a edição especial da Turminha adolescente. Vamos então conferir o que acontece no tão esperado matrimônio?

***ATENÇÃO, SPOILERS NO TEXTO!***

Em primeiro lugar é bom já deixar claro: o casamento de fato acontece, não é nenhum sonho ou devaneio de personagens, realidade paralela ou qualquer coisa do tipo, o que é um ponto positivo para os amigos da Mauricio de Sousa Produções. Na verdade, a edição toda apenas mostra o futuro, o que não interfere no presente dos personagens. Tudo começa com uma discussão dos dois protagonistas, ainda adolescentes, quando Ângelo (o Anjinho jovem) e Theobaldo, o cupido responsável pelo amor de Mônica e Cebola aparece e resolve assistir o futuro do casal.

Todo o restante do gibi se desenvolve ao redor dos dois anjos, que resolvem ver o que acontecerá dez anos a frente através de um computador celestial, para decidir se devem ou não terminar com o amor dos dois. A partir daí, começamos a ver o que acontece no futuro, desde o dia em que Cebola resolveu pedir sua namorada em casamento.

Todas as “fases” do casamento dos protagonistas ocorrem de forma bem corriqueira, sem surpreender muito o leitor. O desenho da edição parece ter sido mais trabalhado que o normal em certos quadrinhos, principalmente em closes na Mônica, o que dá uma beleza extra à edição. Logo após temos a preparação do casamento, onde Magali, Marina e outras personagens já conhecidas acabam ajudando Mônica com suas tarefas de noiva.

A parte do casamento também parece muito mais bem trabalhada que o traço normal da revista, principalmente na parte de retículas. Destaque para diversos personagens convidados que aparecem na igreja, que participaram das 49 edições anteriores. Os leitores assíduos se divertirão encontrando os easter eggs durante à edição.

A seguir somos apresentados a um pouco da rotina do casal, e talvez esse seja um dos pontos fracos da revista. Temos algumas cenas como compras no mercado, encontro com outros personagens mais velhos e a primeira briga dos dois. Embora interessante, somos apresentados a muito pouco da vida de casado de Mônica e Cebolinha, ficando aquele “gosto de quero mais”. Destaque para o filho do Cascão, ironicamente obcecado por água e banho.

A história termina com uma pequena surpresa: a gravidez de Mônica, mas logo uma intervenção do Xaveco interrompe o trabalho dos dois anjos, que acabam resolvendo deixar o casal continuar o namoro, enquanto reúnem a turma para ir ao cinema. Um último quadrinho ainda mostra uma belíssima cena dos protagonistas já velhinhos, sendo provavelmente a mais bonita do gibi, mesmo que não seja a mais bem desenhada.

No final das contas a edição #50 da Turma Jovem é bem legal, embora seja muito corrida, o que tira um bocado da graça da HQ. Quando estamos começando a curtir algo que está acontecendo ele já acaba e começa outra cena, sendo este o ponto fraco da revista. Talvez uma história dividida em duas edições dessem uma experiência de mais imersão ao Casamento do Século ao leitor.