28 de novembro de 2012

Acompanhe o eclipse lunar de hoje ao vivo pela internet

Acontece hoje um eclipse lunar – que não poderá ser visto do Brasil – mas que você poderá acompanhar logo mais ao vivo pela internet.

Por: likeanerd

Hoje a noite é de lua cheia, a fase na qual ela está mais visível no céu. Mas, com o passar da noite em algumas regiões da Terra, ela irá ‘escurecer’. Acontece hoje um eclipse lunar – que não poderá ser visto do Brasil – mas que você poderá acompanhar logo mais ao vivo pela internet.

É importante ressaltar que não se trata de um eclipse total, quando a lua passa completamente pela sombra da Terra (umbra) e ganha um tom avermelhado. Mas de um eclipse parcial, quando a lua passa por uma parte da sombra terrestre chamada penumbra. Observe estas áreas na imagem abaixo.

O eclipse poderá ser visto de várias regiões do globo, como o leste da Ásia, Austrália e Havaí. Mas nós ficamos de fora, infelizmente. Porém o evento será transmitido ao vivo pela SLOOTH Space Camera de um observatório nas Ilhas Canárias. A transmissão começa ao meio dia e quatorze.

O evento pode ser cancelado caso não haja visibilidade no céu, então nos resta torcer para que o tempo por lá esteja bom.

Via LiveScience